POLIEDROS
Esta atividade desenvolvida em conjunto com os
alunos do 7º ano A – Ensino Fundamental – Ciclo II, tendo como professora
responsável Edilaine Cláudia Lima da Silva – disciplina de Matemática.
O objetivo dessa atividade é levar ao aluno a
explorar os cinco poliedros de Platão, identificando cada um de acordo com suas
propriedades. É importante mencionar que no Caderno do aluno da 6ª série – vol.
2, Situação de Aprendizagem 4:” Classificação, montagem e desenho de
poliedros”, é proposto como estratégia a manipulação de material concreto.
Logo, dividindo os alunos em três grupos, propus para cada grupo a construção
dos poliedros de Platão na forma de papel, canudinhos e palitos,
respectivamente.
A proposta desta Situação de Aprendizagem pressupõe
que os alunos já estejam familiarizados com a distinção visual entre prismas,
pirâmides e formas redondas, além de terem um conhecimento preliminar das
vistas de um objeto tridimensional (vista frontal, lateral e superior).
O aspecto lúdico associado a atividades que
trabalhem com o concreto, ainda, exerce papel importante na aprendizagem de
tais alunos. O estudo proposto dos poliedros oferece uma rica oportunidade para
o trabalho nessa direção. A construção de poliedros motiva a criatividade,
favorece o desenvolvimento da motricidade e pode ser articulada como um
importante trabalho de desenvolvimento do raciocínio lógico-dedutivo.
O método de avaliação de cada aluno se baseou na
criatividade, espontaneidade, construção dos poliedros, raciocínio
lógico-dedutivo e a classificação de cada poliedro construído de papel,
canudinho e palitos.
·
Poliedros de Platão
Chamamos
de poliedros de Platão, quando todas as faces têm o mesmo número de lados,
quando em todos os vértices coincidem o número de arestas e quando segue a
relação de Euler (V – A + F =2).
Poliedros de Platão:
• Tetraedro
• Hexaedro
• Octaedro
• Dodecaedro
• Icosaedro
• Hexaedro
• Octaedro
• Dodecaedro
• Icosaedro
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Poliedros regulares
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