quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Cultura é Currículo – Filme: “Antes Que o Mundo Acabe”


Cultura é Currículo – Filme: “Antes Que o Mundo Acabe”

O filme é uma sugestão de trabalho do Kit Cinema Vai à Escola, desenvolvido nas 3ªs Séries A e B, dos períodos da manhã e noite da EE “Filomena S. Christófano” nas disciplinas de Historia, Filosofia, Sociologia, pelo professor José Leandro.

Comentários do Prof. José Leandro – Hodiernamente, percebe-se na sociedade certa alienação em sua própria realidade devido à estrutura do capitalismo neoliberal que enfatiza o consumo, no qual as pessoas aderem de maneira acrítica, perpetuando o sistema. Esse consumismo atinge as pessoas e ocasiona sobre estas uma carência, isto é, denominado por Marx (1818 – 1883) de “Fetchismo da Mercadoria”, no qual a matéria prima é transformada em produto. Lembrando que isso só ocorre num sistema socioeconômico, no qual a massa trabalhadora não exerce controle sobre o produto do seu trabalho. Assim a sociedade está alienada pelo seu próprio meio de produção, não obtendo a extensão de seu trabalho (produto final), mesmo achando que o possui. A partir disso, surge à importância do papel dessas disciplinas: História, Sociologia e Filosofia, para questionarmos a realidade, visto que o senso comum está submisso à ideologia dominante a qual pertence a classe dos burgueses, que lutam para perpetuação desse sistema econômico dominante e alienante, que valoriza o “Ter” (mercadoria) em relação ao “Ser” (as pessoas. Dessa maneira, as pessoas são impedidas a consumir, e em conseqüência disso, cultivam a busca do poder, fama, riqueza e prazeres. Esta  atividade, uma reflexão com o uso do filme “Antes Que o Mundo Acabe”, vem com intuito de provocar nos alunos do 3° Ano A e B do Ensino Médio, da EE Filomena S. Christófano” do ano 2012, interrogações e questionamentos sobre a realidade atual, dentro de uma perspectiva histórica, filosófica e sociológica. Abordando assuntos e desafios que terão ou estarão enfrentando, procurando dessa forma suscitar a importância de uma visão critica da sociedade por meio da filosofia. Como nos lembra, um trecho do filme, comentário do Daniel – pai “Qualquer  dia, o plantador de arroz do Vietnã, um garoto da periferia de Xangai, Luanda, Los Angeles ou Pedra Grande vão ouvir a mesma música, vestir a mesma roupa, comer o mesmo tipo de Fast Food, chorar com os mesmos filmes. Esse é o meu trabalho: fotografas tudo que houve de diferente, ainda existir” (DVD 00h14 min.).
Hipóteses:
- Será que temos consciência da realidade em que vivemos?
-Será que vivemos uma alienação constante, por vivemos em um sistema capitalista responsável por estimular a mentalidade consumista?

O homem é induzido a uma não consciência da realidade para ser mantido sob o sistema, ou prefere manter-se na ignorância, já que a consciência não envolve a tranqüilidade, mas sim a dor e prazer na tentativa de transformar a realidade?

Por que ao nos confrontarmos com uma realidade complexa (1), optamos pela inércia ou pela realidade virtual(2)?
Dentro do sistema capitalista neoliberal, é proposta a sociedade uma liberdade de ir  e de se expressar. Porém, até onde caminha essa liberdade? Visto que a Sociedade atual, sempre buscou uma realidade fortalecida pelo poder aquisitivo?
(1)   Agora, estou empregado vou me esforçar para fazer um curso técnico ou faculdade
.
(2)   Já que estou empregado vou financiar moto, carro, e o resto eu torro em baladas. Bebidas, pensando somente no aqui e no agora.

OBS: Atividade realizada na 2ª Quinzena de Agosto de 2012








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