Atividades de Matemática desenvolvida com a 6ª Série(7º ano).
Com este trabalho pretendemos proporcionar experiências ricas com formas e
relações espaciais em sala de aula com o intuito de desenvolver o senso
espacial à construção de conceitos geométricos uma vez que no trabalho com
Geometria faz-se necessário que o aluno reconheça figuras, suas relações e suas
propriedades. Muitos recursos podem ser utilizados no ensino de Geometria para
a consecução dessas finalidades, dentre eles destacam-se as malhas.
Ora, as malhas nada mais são que diversas variações e deformações
possíveis do papel quadriculado, e sua função é ajudar o aluno na observação
das formas geométricas e nos desenhos que ele fará a partir das propriedades da
figura que observou. As malhas podem ser utilizadas desde as séries iniciais,
proporcionando aos alunos a oportunidade de familiarizar-se com os desenhos, as
formas geométricas, as ampliações e reduções de figuras (proporcionalidade), a
simetria, o conceito de área e volume e o ladrilhamento formado por motivos geométricos.
Deste modo, pudemos desenvolver em conjunto com os alunos da 7º ano A (6ª
série A) o conceito de malhas, podendo ser quadriculadas,
pontilhadas, triangulares ou outras, como podem ser vistas a seguir.
Professora Edilaine C Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário