PROJETO SABER CONSUMIR
A atividade foi desenvolvida com alunos das séries finais do Ensino Fundamental, na disciplina de Ciências – Prof. Carlos, da seguinte forma:
- procurando conscientizá-los de que os hábitos saudáveis de alimentação são simples e faz parte de sua realidade.
-Que temos que ter o hábito de ler embalagens de produtos de higiene e limpeza, pois muitos são prejudiciais à saúde.
- Que não devemos nos automedicar, pois pode acarretar sequelas e que devemos tomar medicamentos com prescrição médica, ou seja, ordens médicas e sempre ler o modo correto de utilização dos medicamentos.
-Que os alunos transmitam o que aprenderam à família, pois muitos, além de não terem o hábito de ler, não têm consciência de que podemos consumir sem desperdício e com hábitos saudáveis.
Em Português, 5ª série B, foi feita uma prévia sobre o que é CONSUMO CONSCIENTE. Depois assistiram vídeos referentes ao assunto de acordo com a faixa etária. Após o vídeo foi feito uma roda de conversa, onde alunos tiraram dúvidas e produziram poesias sobre o tema com o auxílio da professora da classe e do professor auxiliar. Profª Roseli e Cidinha.
Na 1ª série A – Ensino Médio foi feito levantamento prévio acerca do tema. Depois houve momentos de reflexão, tiradas algumas dúvidas e troca de informações. Profª Cidinha
Atividade sobre o tema “CONSUMISMO” – 7ª série B – Profª Adriana
- Introdução ao tema por meio de questionamentos aos alunos sobre a diferença entre consumidor/consumista; influência das promoções e da publicidade; compara preços ou compra a qualquer preço?; comprar desperta prazer ou dever?
- Leitura individual da letra da música “COMUNICAÇÃO” de Édson Alencar e Hélio Matheus;
- Comentários e questionamentos sobre o tema da música – crítica sobre o uso do comercial na TV, para criar necessidades e desejos do consumidor.
- Após reflexões sobre o tema “CONSUMISMO” os alunos realizaram a leitura individual de uma matéria retirada da Revista “ISTO É” para conhecer melhor as estratégias empregadas por supermercados e Shoppings para atrair consumidores diariamente.
- Na sequência os alunos se reuniram para fazer a compreensão escrita da matéria cujo título foi “CONSUMISMO”.
- A avaliação foi satisfatória, pois os alunos participaram de todo o desenvolvimento da aula, demonstrando conhecimento e interesse sobre o tema.
Em Inglês, 8ª série, foi feito um levantamento sobre os conhecimentos prévios dos alunos. Depois assistiram ao vídeo referente ao assunto. Em seguida, houve momentos de questionamentos, troca de informações e produção de um relatório sobre o tema trabalhado. Profª Cidinha
Profª Jaciele desenvolveu as atividades nas 7ª e 8ª séries. Os alunos assistiram os vídeos: INTRODUÇÃO; SAÚDE E SEGURANÇA; VIDA FINANCEIRA e PRODUTOS E SERVIÇOS. Este tema prendeu a atenção dos mesmos, houve debates e perguntas sobre o consumo de objetos que para alguns não tinha muita utilidade e outros falaram sobre a questão da alimentação saudável, os produtos domésticos que são perigosos e de como prevenir. A questão da inadimplência também foi abordada pelos alunos.
Em Geografia, Profª Gabriela, trabalhou com o tema “A SEDUÇÃO DO CONSUMO” – alunos da 5ª série A. Foi realizada a reflexão sobre o “saber consumir” e pesquisa em jornais e revistas buscando imagens de propagandas de produtos. A sedução do consumo é vista nas imagens com pessoas felizes, carros luxuosos, viagens a paraísos, celulares e eletrônicos de uma forma geral. Segue fotos, das 5ª série A e 7ª B.
Nenhum comentário:
Postar um comentário