Atividade:
Plano Cartesiano
A
atividade foi desenvolvida e descrita em conjunto com alunos do 7ª Série/8º ano
B juntamente com a professora responsável pela turma Edilaine C. Lima da Silva,
tendo como maior objetivo o de despertar o interesse dos alunos pela
Matemática, fazer com que eles percebam que esta ciência está presente
praticamente em tudo, que diversos fenômenos no nosso cotidiano podem ser
resolvidos por cálculos matemáticos.
Primeiramente,
foi apresentado o jogo “Batalha Naval”, que inclusive foi construído pelos
próprios alunos da turma, que inclusive é uma atividade que foi solicitada no
caderno do aluno – 7ª série, vol. 3. Foram divididos em grupos e então orientados para que cada grupo se
dividisse em duas equipes que posteriormente jogariam umas contra as outras.
DICA: Foi importante deixar as letras e números
dispostos no modo que está no modelo acima, pois assim os alunos conseguirão
compreender melhor o trabalho no primeiro quadrante do Plano Cartesiano.
Em seguida,
explicado a eles as regras do jogo:
1. Cada aluno (ou equipe) utilizará uma das cartelas
para marcar a posição de cada uma das embarcações disponíveis (a outra cartela
servirá para o jogador marcar seus tiros contra o adversário);
2. . Quando todos tiverem feito as marcações, estipula-se
quem começa “atirando”, o atirador da vez deve dizer a letra e o número onde
acertará seu tiro;
3. Caso o
oponente acerte uma embarcação o jogador deverá dizer qual foi, caso erre o
jogador fala “água”, quando o jogador acertar todas as partes de uma embarcação
essa afunda;
4. Vence aquele
que conseguir afundar todas as embarcações do adversário.
Assim que os alunos concluíram a
atividade, levantamos as seguintes questões:
- Quantas referências no plano vocês
utilizaram para indicar cada tiro? Qual a importância de se estipular uma
referência padrão? O que deveria ser feito caso essas referências não
estivessem sido estipuladas?
Através dessa atividade os alunos
puderam ter um primeiro contato com o plano cartesiano uma vez que o professor
pode, assim que a atividade foi concluída, apresentou-se o desenho do plano
cartesiano ortogonal na lousa.
Apresentou-se primeiro o eixo das
abscissas, onde os alunos puderam perceber que se trata da reta numérica dos
números inteiros, depois o eixo das ordenadas, destacando o fato de o ponto de
encontro entre as duas retas ser o ponto (0,0) (ponto de origem do plano).
Em seguida foram dados exemplos de
pares numéricos que possibilitem apresentar aos alunos a representação do ponto
em pares ordenados – (0,1); (-1,2); (3,-3); (-1,-2) – possibilitando a
percepção de que tomando o par (x,y) o valor de x se encontra nos eixos das
abscissas, e o valor de y no eixo das ordenadas.
Consequentemente,
conduzimos os alunos para o laboratório de informática da escola, sendo que, em
cada computador ficou apenas dois alunos para que o trabalho se tornasse mais
eficiente em seu resultado tendo como a participação e colaboração de todos.
Os
alunos fizeram uma exploração no jogo “Teia Cartesiana”, podendo ser encontrado
no endereço:
Nessa atividade os
alunos tiveram a sua disposição pares ordenados, ficando como proposta de
atividade para os mesmos, encontrar no gráfico cada um dos pontos que esses
pares representam.
A aranha amarela na parte superior da
figura é controlada pelo aluno (utilizando as setas de direção do teclado), seu
objetivo é criar uma teia (utilizando a barra de espaço) no ponto indicado pela
abelha para que essa seja capturada e sirva de alimento a aranha azul.
Finalizando, apresentamos as noções de
quadrantes, mostrando a localização de cada um e o sinal de suas abscissas e
ordenadas.
1º
Quadrante: abscissa (+) e ordenada (+);
2º Quadrante: abscissa (-) e ordenada (+);
3º Quadrante: abscissa (-) e ordenada (-);
4º Quadrante: abscissa (+) e ordenada (-).
Quanto à avaliação, foi baseado
quanto ao interesse dos alunos demonstrado durante a aula, e ainda, foi levado
em consideração o comprometimento na realização das atividades solicitadas pela
professora.
Ao final
dessa aula, nosso objetivo foi de fazer com que o aluno seja capaz de identificar
as características de um plano cartesiano e
trabalhar com as nomenclaturas referentes ao estudo do plano cartesiano (eixo,
abscissa, ordenada, ponto de origem, quadrante), localizar um ponto no plano
cartesiano através de suas coordenadas, identificar a coordenadas de um ponto
do plano e, por fim, representar os
pontos do plano cartesiano em pares ordenados.
Através
desta atividade chegamos à conclusão de que nós professores devemos buscar
métodos de ensino que de algum modo traga sentido para a aprendizagem dos
nossos alunos.
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