quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Atividade: Plano Cartesiano
A atividade foi desenvolvida e descrita em conjunto com alunos do 7ª Série/8º ano B juntamente com a professora responsável pela turma Edilaine C. Lima da Silva, tendo como maior objetivo o de despertar o interesse dos alunos pela Matemática, fazer com que eles percebam que esta ciência está presente praticamente em tudo, que diversos fenômenos no nosso cotidiano podem ser resolvidos por cálculos matemáticos.
Primeiramente, foi apresentado o jogo “Batalha Naval”, que inclusive foi construído pelos próprios alunos da turma, que inclusive é uma atividade que foi solicitada no caderno do aluno – 7ª série, vol. 3. Foram divididos em grupos e então orientados para que cada grupo se dividisse em duas equipes que posteriormente jogariam umas contra as outras.



 
DICA: Foi importante deixar as letras e números dispostos no modo que está no modelo acima, pois assim os alunos conseguirão compreender melhor o trabalho no primeiro quadrante do Plano Cartesiano.
Em seguida, explicado a eles as regras do jogo:
1.     Cada aluno (ou equipe) utilizará uma das cartelas para marcar a posição de cada uma das embarcações disponíveis (a outra cartela servirá para o jogador marcar seus tiros contra o adversário);
2.     . Quando todos tiverem feito as marcações, estipula-se quem começa “atirando”, o atirador da vez deve dizer a letra e o número onde acertará seu tiro;
3.      Caso o oponente acerte uma embarcação o jogador deverá dizer qual foi, caso erre o jogador fala “água”, quando o jogador acertar todas as partes de uma embarcação essa afunda;
4.      Vence aquele que conseguir afundar todas as embarcações do adversário.

Assim que os alunos concluíram a atividade, levantamos as seguintes questões:
- Quantas referências no plano vocês utilizaram para indicar cada tiro? Qual a importância de se estipular uma referência padrão? O que deveria ser feito caso essas referências não estivessem sido estipuladas?
Através dessa atividade os alunos puderam ter um primeiro contato com o plano cartesiano uma vez que o professor pode, assim que a atividade foi concluída, apresentou-se o desenho do plano cartesiano ortogonal na lousa.
Apresentou-se primeiro o eixo das abscissas, onde os alunos puderam perceber que se trata da reta numérica dos números inteiros, depois o eixo das ordenadas, destacando o fato de o ponto de encontro entre as duas retas ser o ponto (0,0) (ponto de origem do plano).
Em seguida foram dados exemplos de pares numéricos que possibilitem apresentar aos alunos a representação do ponto em pares ordenados – (0,1); (-1,2); (3,-3); (-1,-2) – possibilitando a percepção de que tomando o par (x,y) o valor de x se encontra nos eixos das abscissas, e o valor de y no eixo das ordenadas.
Consequentemente, conduzimos os alunos para o laboratório de informática da escola, sendo que, em cada computador ficou apenas dois alunos para que o trabalho se tornasse mais eficiente em seu resultado tendo como a participação e colaboração de todos.
Os alunos fizeram uma exploração no jogo “Teia Cartesiana”, podendo ser encontrado  no endereço:
Nessa atividade os alunos tiveram a sua disposição pares ordenados, ficando como proposta de atividade para os mesmos, encontrar no gráfico cada um dos pontos que esses pares representam.

A aranha amarela na parte superior da figura é controlada pelo aluno (utilizando as setas de direção do teclado), seu objetivo é criar uma teia (utilizando a barra de espaço) no ponto indicado pela abelha para que essa seja capturada e sirva de alimento a aranha azul.
 Finalizando, apresentamos as noções de quadrantes, mostrando a localização de cada um e o sinal de suas abscissas e ordenadas.
 1º Quadrante: abscissa (+) e ordenada (+);
2º Quadrante: abscissa (-) e ordenada (+);
3º Quadrante: abscissa (-) e ordenada (-);
4º Quadrante: abscissa (+) e ordenada (-).
 Quanto à avaliação, foi baseado quanto ao interesse dos alunos demonstrado durante a aula, e ainda, foi levado em consideração o comprometimento na realização das atividades solicitadas pela professora.
Ao final dessa aula, nosso objetivo foi de fazer com que o aluno seja capaz de identificar  as características de um plano cartesiano e trabalhar com as nomenclaturas referentes ao estudo do plano cartesiano (eixo, abscissa, ordenada, ponto de origem, quadrante), localizar um ponto no plano cartesiano através de suas coordenadas, identificar a coordenadas de um ponto do plano e, por fim,  representar os pontos do plano cartesiano em pares ordenados.
Através desta atividade chegamos à conclusão de que nós professores devemos buscar métodos de ensino que de algum modo traga sentido para a aprendizagem dos nossos alunos.


  

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