quarta-feira, 7 de novembro de 2012

5ª série - Geometria


Geometria

 Essa atividade foi desenvolvida em conjunto com os alunos do 6º ano / 5ª série no ensino fundamental – ciclo II.  
A geometria é, frequentemente, ensinada através de livros didáticos. Quando se trata de figuras planas esse método não representa grande dificuldade para o aprendizado da criança. Mas o mesmo não se pode dizer quando se deseja ensinar os elementos da geometria espacial. Portanto, neste material, foi sugerida a utilização de canudos de refrigerante na montagem de estrutura geométrica, como a construção de um cubo proposto no caderno do aluno da 5ª série – vol. 3.
Pode-se ensinar geometria espacial por intermédio da montagem de sólidos, em que a criança recorta um desenho numa folha de cartolina e, através de dobraduras e colagem, monta um soído geométrico. Porém, a atividade que é proposta aqui, além de possibilitar que a criança construa estruturas e "brinque" com a geometria espacial, torna possível a visualização de alguns elementos que na atividade com cartolina são menos notados. Estes elementos são as arestas e os vértices dos sólidos.
Com essa atividade foi possível visualizar e identificar as características de um cubo, onde os alunos puderam explorar o sólido geométrico e identificar e quantizar o número de arestas (“lados”), vértices (“bicos”) e ângulos (“abertura”). Todos os alunos participaram, até mesmo os alunos menos interessados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário