segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Homenagem


Foi realizado, no final do ano de 2012, homenagem às colegas de trabalho que dedicaram grande parte de suas vidas em prol da educação de alunos e comunidade escolar da EE Filomena Scatena Christófano.
                                        

Neuza, Maria Angélica e Zadir

Colegas que fizeram o Almoço de confraternização


sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Saúde Bucal 2012

Alunos vencedores do Concurso receberam o prêmio de R$ 350,00 no mês de Janeiro de 2013.


“A Importância do Sorriso” – Colagem.
Aluna: Vanessa Iorio Martins – 1º ano A.
Professora: Lucimara Nascimento.

“Como Ter um Belo Sorriso”- Você Sabia.
Aluna: Maria Eduarda Rampazzo Silva – 2º ano A.
Professora: Rejani Rocha Tonicante da Silva.

“A Importância da Mastigação e da Fala” - Paródia.
Aluna: Luis Fernando Gonçalves Calefi Alves – 5º ano A.
Professora: Odete Mariano Damasceno.


Parabéns a todos!

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Atividade: Plano Cartesiano
A atividade foi desenvolvida e descrita em conjunto com alunos do 7ª Série/8º ano B juntamente com a professora responsável pela turma Edilaine C. Lima da Silva, tendo como maior objetivo o de despertar o interesse dos alunos pela Matemática, fazer com que eles percebam que esta ciência está presente praticamente em tudo, que diversos fenômenos no nosso cotidiano podem ser resolvidos por cálculos matemáticos.
Primeiramente, foi apresentado o jogo “Batalha Naval”, que inclusive foi construído pelos próprios alunos da turma, que inclusive é uma atividade que foi solicitada no caderno do aluno – 7ª série, vol. 3. Foram divididos em grupos e então orientados para que cada grupo se dividisse em duas equipes que posteriormente jogariam umas contra as outras.



 
DICA: Foi importante deixar as letras e números dispostos no modo que está no modelo acima, pois assim os alunos conseguirão compreender melhor o trabalho no primeiro quadrante do Plano Cartesiano.
Em seguida, explicado a eles as regras do jogo:
1.     Cada aluno (ou equipe) utilizará uma das cartelas para marcar a posição de cada uma das embarcações disponíveis (a outra cartela servirá para o jogador marcar seus tiros contra o adversário);
2.     . Quando todos tiverem feito as marcações, estipula-se quem começa “atirando”, o atirador da vez deve dizer a letra e o número onde acertará seu tiro;
3.      Caso o oponente acerte uma embarcação o jogador deverá dizer qual foi, caso erre o jogador fala “água”, quando o jogador acertar todas as partes de uma embarcação essa afunda;
4.      Vence aquele que conseguir afundar todas as embarcações do adversário.

Assim que os alunos concluíram a atividade, levantamos as seguintes questões:
- Quantas referências no plano vocês utilizaram para indicar cada tiro? Qual a importância de se estipular uma referência padrão? O que deveria ser feito caso essas referências não estivessem sido estipuladas?
Através dessa atividade os alunos puderam ter um primeiro contato com o plano cartesiano uma vez que o professor pode, assim que a atividade foi concluída, apresentou-se o desenho do plano cartesiano ortogonal na lousa.
Apresentou-se primeiro o eixo das abscissas, onde os alunos puderam perceber que se trata da reta numérica dos números inteiros, depois o eixo das ordenadas, destacando o fato de o ponto de encontro entre as duas retas ser o ponto (0,0) (ponto de origem do plano).
Em seguida foram dados exemplos de pares numéricos que possibilitem apresentar aos alunos a representação do ponto em pares ordenados – (0,1); (-1,2); (3,-3); (-1,-2) – possibilitando a percepção de que tomando o par (x,y) o valor de x se encontra nos eixos das abscissas, e o valor de y no eixo das ordenadas.
Consequentemente, conduzimos os alunos para o laboratório de informática da escola, sendo que, em cada computador ficou apenas dois alunos para que o trabalho se tornasse mais eficiente em seu resultado tendo como a participação e colaboração de todos.
Os alunos fizeram uma exploração no jogo “Teia Cartesiana”, podendo ser encontrado  no endereço:
Nessa atividade os alunos tiveram a sua disposição pares ordenados, ficando como proposta de atividade para os mesmos, encontrar no gráfico cada um dos pontos que esses pares representam.

A aranha amarela na parte superior da figura é controlada pelo aluno (utilizando as setas de direção do teclado), seu objetivo é criar uma teia (utilizando a barra de espaço) no ponto indicado pela abelha para que essa seja capturada e sirva de alimento a aranha azul.
 Finalizando, apresentamos as noções de quadrantes, mostrando a localização de cada um e o sinal de suas abscissas e ordenadas.
 1º Quadrante: abscissa (+) e ordenada (+);
2º Quadrante: abscissa (-) e ordenada (+);
3º Quadrante: abscissa (-) e ordenada (-);
4º Quadrante: abscissa (+) e ordenada (-).
 Quanto à avaliação, foi baseado quanto ao interesse dos alunos demonstrado durante a aula, e ainda, foi levado em consideração o comprometimento na realização das atividades solicitadas pela professora.
Ao final dessa aula, nosso objetivo foi de fazer com que o aluno seja capaz de identificar  as características de um plano cartesiano e trabalhar com as nomenclaturas referentes ao estudo do plano cartesiano (eixo, abscissa, ordenada, ponto de origem, quadrante), localizar um ponto no plano cartesiano através de suas coordenadas, identificar a coordenadas de um ponto do plano e, por fim,  representar os pontos do plano cartesiano em pares ordenados.
Através desta atividade chegamos à conclusão de que nós professores devemos buscar métodos de ensino que de algum modo traga sentido para a aprendizagem dos nossos alunos.


  

Atividade– Ensino Médio
Filme: Criação
Trabalho Interdisciplinar – Sociologia, Filosofia, Biologia e Arte

O Projeto Cinema vai a Escola é uma oportunidade ímpar e que os alunos da 2ª B – EM sob a orientação do prof. José Leandro, na disciplina de Sociologia e Filosofia, tiveram a oportunidade de refletir sobre o filme “A Criação” que retrata “Charles Darwin – A origem da espécie, além de obter o conhecimento da vida do protagonista, também tivemos a chance de estudar os conflitos em sua época como: a Ciência e a Crença.
Lembrando que o termo estética foi cunhado pelo filosofo alemão chamado Alexander Baumgartem (1714 – 1762) e vem da palavra grega aisthesis que quer dizer “percepção através dos sentidos e/ou sentimentos”.
Este filme vem com intuito de provocar nos alunos do 2ºª Série do Ensino Médio, interrogações e questionamentos sobre o termo estética juntamente com o filme de Darwin que seria então uma ciência da sensibilidade, pois já que o termo remete um certo preconceito, a crença de que a capacidade de apreciar o bom, o belo e o gostoso através dos órgãos dos sentidos. Impressões esses que fizeram das teorias de Darwin e as sociedades de hoje apelem mais pelos órgãos dos sentidos do que à reflexão  à racionalidade.

A professora Dulce (Biologia) trabalhou a questão da Genética – caderno do aluno, fazendo um breve comentário em relação ao trabalho de campo do naturalista e biólogo C. Darwin, tanto na 2ª Série B como na 3ª Série B do Ensino Médio.

A professora Mirian (Arte), fez o trabalho na Sala do Acessa Escola (SAI), comparação da capa do filme “Criação” e o Afresco A Criação de Adão, de Michelangelo (Obras desse artista), ambos tratam da criação (origem do homem).

Seguem as fotos das atividades:



quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

A importância da leitura no mundo de hoje


Atividade desenvolvida na 8ª Série B/9º Ano do Ensino Fundamental – Recuperação Intensiva - RI

Na manhã do dia 23 de outubro de 2012, a turma da 8ª Série B, sob a orientação do professor José Leandro, na disciplina de História e com a parceria do Professor Edvaldo (Sala de Leitura), tiveram um bate papo agradável, cujo tema: “a importância da leitura no mundo de hoje”, partindo de observações feitas em sala de aula e diálogos com os alunos, percebemos que ficou nítido a necessidade de trabalhar a questão da leitura e a importância dessa reflexão, e nos permite repensar a nossa postura ética e o reconhecimento de nossos direitos na família, escola, enfim na sociedade.
Os alunos captaram que a leitura, por expressar a realidade subjetiva do ser humano e seus sentimentos a respeito dessa realidade vivida por cada aluno, é matéria muito interessante para se tornar como objeto, pois, através dela, os alunos podem transformar o sonho em realidade.
Com esse intuito, atingimos alguns objetivos do Ensino Fundamental, como além da leitura estimular interesse, curiosidade e criatividade, além de gerar conhecimentos. Ou seja, a leitura gera conhecimento para que os alunos reconheçam as oportunidades ímpares que a vida nos oferece.

SABER CONSUMIR



PROJETO SABER CONSUMIR


A atividade foi desenvolvida com alunos das séries finais do Ensino Fundamental, na disciplina de Ciências – Prof. Carlos, da seguinte forma:
- procurando conscientizá-los de que os hábitos saudáveis de alimentação são simples e faz parte de sua realidade. 
-Que temos que ter o hábito de ler embalagens de produtos de higiene e limpeza, pois muitos são prejudiciais à saúde.
- Que não devemos nos automedicar, pois pode acarretar sequelas e que devemos tomar medicamentos com prescrição médica, ou seja, ordens médicas e sempre ler o modo correto de utilização dos medicamentos. 
-Que os alunos transmitam o que aprenderam à família, pois muitos, além de não terem o hábito de ler, não têm consciência de que podemos consumir sem desperdício e com hábitos saudáveis.

Em Português, 5ª série B, foi feita uma prévia sobre o que é CONSUMO CONSCIENTE. Depois assistiram vídeos referentes ao assunto de acordo com a faixa etária. Após o vídeo foi feito uma roda de conversa, onde alunos tiraram dúvidas e produziram poesias sobre o tema com o auxílio da professora da classe e do professor auxiliar. Profª Roseli e Cidinha.
Na 1ª série A – Ensino Médio foi feito levantamento prévio acerca do tema. Depois houve momentos de reflexão, tiradas algumas dúvidas e troca de informações. Profª Cidinha
Atividade sobre o tema “CONSUMISMO” – 7ª série B – Profª Adriana
- Introdução ao tema por meio de questionamentos aos alunos sobre a diferença entre consumidor/consumista; influência das promoções e da publicidade; compara preços ou compra a qualquer preço?; comprar desperta prazer ou dever?
- Leitura individual da letra da música “COMUNICAÇÃO” de Édson Alencar e Hélio Matheus;
- Comentários e questionamentos sobre o tema da música – crítica sobre o uso do comercial na TV, para criar necessidades e desejos do consumidor.
- Após reflexões sobre o tema “CONSUMISMO” os alunos realizaram a leitura individual de uma matéria retirada da Revista “ISTO É” para conhecer melhor as estratégias empregadas por supermercados e Shoppings para atrair consumidores diariamente.
- Na sequência os alunos se reuniram para fazer a compreensão escrita da matéria cujo título foi “CONSUMISMO”.
- A avaliação foi satisfatória, pois os alunos participaram de todo o desenvolvimento da aula, demonstrando conhecimento e interesse sobre o tema.
Em Inglês, 8ª série, foi feito um levantamento sobre os conhecimentos prévios dos alunos. Depois assistiram ao vídeo referente ao assunto. Em seguida, houve momentos de questionamentos, troca de informações e produção de um relatório sobre o tema trabalhado. Profª Cidinha

Profª Jaciele desenvolveu as atividades nas 7ª e 8ª séries. Os alunos assistiram os vídeos: INTRODUÇÃO; SAÚDE E SEGURANÇA; VIDA FINANCEIRA e PRODUTOS E SERVIÇOS. Este tema prendeu a atenção dos mesmos, houve debates e perguntas sobre o consumo de objetos que para alguns não tinha muita utilidade e outros falaram sobre a questão da alimentação saudável, os produtos domésticos que são perigosos e de como prevenir. A questão da inadimplência também foi abordada pelos alunos.

Em Geografia, Profª Gabriela, trabalhou com o tema “A SEDUÇÃO DO CONSUMO” – alunos da 5ª série A. Foi realizada a reflexão sobre o “saber consumir” e pesquisa em jornais e revistas buscando imagens de propagandas de produtos. A sedução do consumo é vista nas imagens com pessoas felizes, carros luxuosos, viagens a paraísos, celulares e eletrônicos de uma forma geral. Segue fotos, das 5ª série A e 7ª B.


terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Magia Diferente


Magia diferente

Aqui estou
Debaixo de um pé de goiaba
Observando a mais deslumbrante e valiosa jóia
Que se chama natureza.
Devemos fazer silencio, pois o sol já vai dormir
Sei disso porque ele já vestiu seu pijama rosado.
Debaixo dele vejo paraísos que o homem ainda não tocou
Sem poluição
Sem barulho
Totalmente verde.
Olho ao meu redor,
Vejo pinturas feitas pelo céu
São as nuvens
Rosadas, alaranjadas, azuladas,...
Enfim, uma aquarela.
Paro
E ouço a mais bela das orquestras
O som dos animais e do vento, juntos, são de aplaudir de pé.
Bom, acho que vou embora
Pois daqui a pouco chega a dama da noite
Bailando em seu salão negro.
Mas uma coisa eu o aconselho
Pare e observe a natureza pelo menos durante cinco minutos,
Garanto á você que irá  descobrir uma magia diferente
Sem truques
Sem segredos
Pura realidade e beleza
É o poder da natureza.



No 1º bimestre foi trabalhado o gênero poema, sua estrutura, características e o sentido conotativo que expressam.

Já no 3º bimestre, o conteúdo figuras de linguagem foi apresentado e explicado aos alunos por meio da compreensão e analise de poemas. Sendo assim, como atividade final os alunos produziram poemas, cuja avaliação foi considerada satisfatória pelo envolvimento dos alunos ao realizar a atividade.
Após estas atividades, já no 4º bimestre a aluna GIULIA C. GAZOLA entregou este belo poema, acima, com o tema natureza representado a 7ªserie B.